GUP! Desenvolvimento

03 valiosas lições que devemos tirar das festas de final de ano (parte 1 de 3)

Fim do ano é sinônimo de Papai Noel, Árvore de Natal e Amigo Secreto, certo? Pois saiba que essa época traz também alguns outros pontos importantes que podem ser utilizados na gestão da sua empresa e da sua vida profissional.


O primeiro aprendizado que podemos tirar é a Retrospectiva

Em metodologias ágeis de trabalho existe uma reunião que se chama: “reunião de retrospectiva”. A ideia é que ao final de um projeto, toda a equipe irá se reunir para discutir quais foram os pontos positivos e os desafios encontrados no projeto. A intenção não é nunca de “apontar o dedo” ou “procurar culpados”, muito pelo contrário, o objetivo da equipe madura é utilizar essa reunião para tirar aprendizados ao fim desse ciclo: quais ideias deram muito certo e podem ser replicadas?, registrar as descobertas: novas formas ou métodos de fazer algo devem ser registradas e divulgadas para que a empresa toda possa se beneficiar e incrementar os check lists: existe algo que anteriormente não era conferido? Algo que a partir desse projeto foi percebido que é importante ser checado?

Realizar essa reunião de retrospectiva é possível e muito enriquecedor, não importa quais tipos de projetos suas equipes realizam.

Também é possível ter ganhos com essa reunião mesmo que seu time execute um trabalho operacional ou rotineiro, basta identificar o fim de um ciclo, seja o fechamento de um mês, a finalização da montagem de um produto, entre outros possíveis ciclos.

 

Atenção (1): toda a equipe deve participar dessa reunião, não adianta os gerentes e diretores se fecharem em uma sala e sinalizarem para a equipe que a reunião foi feita. A reunião de retrospectiva deve ser um dos momentos em que todos são envolvidos para o crescimento e desenvolvimento do grupo.

 

Atenção (2): não é só em dezembro que esse tipo de reunião gera frutos ????

E você, já possui o hábito de discutir o trabalho da sua equipe ao fim de cada ciclo?

Quer conhecer os outros dois aprendizados? Acompanhe nossas redes sociais e receba na semana que vem a próxima parte desse texto.

Paulo Araneda
Consultor de Gestão de Pessoas