GUP! Desenvolvimento

O VALOR DOS VALORES

Você sabe o que são os VALORES para uma empresa? A sua empresa possui isso?

 

Essas são aquelas palavras que muitas vezes encontramos estampando as paredes das empresas, em quadros de aviso ou até suspensas no teto, e que deveriam indicar quais são os comportamentos/meios que a empresa escolheu para alcançar seus objetivos!

 

Mais importante do que TER valores é que os funcionários CONHEÇAM esses valores.

Mais importante do que CONHECER os valores é que os funcionários ENTENDAM esses valores.

E para extrair o máximo, além de ENTENDER é necessário permitir e estimular que todos VIVENCIEM os valores da empresa na prática, inclusive em situações de crise.

 

Todos os colaboradores ENTENDEM e VIVENCIAM os valores da sua empresa?

 

Quando temos o valor RESULTADOS por exemplo, se não existir uma explicação/apresentação aos colaboradores, cada um fica livre para construir o seu próprio entendimento (“os resultados precisam ser rápidos”, “precisamos sempre melhorar os resultados independentemente de como faremos”, “o que importa é o resultado financeiro”, entre outras possíveis interpretações), enquanto a empresa, no momento que optou pelo valor RESULTADOS, pensava em “resultados sustentáveis, pois queremos crescer constantemente e de maneira que o crescimento nunca seja perdido”.

 

No dia a dia, no momento que o trabalho e entregas estão sendo realizadas, são realmente estes os VALORES que importam? São estes (de verdade) os comportamentos e direcionadores para a construção e atingimento dos objetivos organizacionais?

 

Concordamos então que é necessário TER, CONHECER, ENTENDER e VIVENCIAR os valores, pois isso levará as equipes a ter maior clareza de quais são os comportamentos esperados dentro da empresa.

 

O passo seguinte pode parecer até meio redundante: VALORIZAR os VALORES quando eles forem utilizados/replicados pelas pessoas, ou seja, se algum colaborador fez algo que claramente está vinculado e está aplicando em sua rotina, em suas conquistas e realizações dentro da empresa.

 

A sua empresa já possui os valores? E utiliza eles para direcionar os esforços da equipe?

 

Paulo Araneda – GUP! Desenvolvimento l gestão de performance sustentável