GUP! Desenvolvimento

A PRÁTICA NÃO LEVA A PERFEIÇÃO

Particularmente não gosto da frase “a prática leva a perfeição”. Quando escuto isso me vem a imagem de alguém ingênuo, que acredita que um dia será perfeito. Acredito sim que “a prática leva ao desenvolvimento”. Sendo assim, para nos desenvolvermos, temos que praticar. Para crescer precisamos mergulhar naquilo que queremos aprimorar.

A principal prática que quero estimular aqui é o diálogo!

 

Pode parecer algo tão banal e trivial nos dias de hoje (onde tudo acontece de forma online) mas ainda assim é algo super necessário, especialmente quando falamos da necessidade e importância de discutir sobre performance e resultados, sobre o desempenho dos colaboradores dentro da empresa.

 

E por que falar sobre isso? As pessoas não deviam saber que esperamos um desempenho incrível delas?

A 1ª razão para falarmos sobre performance é o que destaquei na introdução deste texto: “a prática não levará a perfeição, mas gerará aperfeiçoamento/desenvolvimento”, sendo assim, discutir sobre os resultados alcançados permitirá que o colaborador tenha mais clareza de “até onde está indo” e o quanto ainda pode avançar!

A 2ª razão trata-se do alinhamento de expectativas, pois muitas vezes temos muito claro em nossas mentes o que esperamos de uma determinada entrega, de uma prestação de serviço, ou de um trabalho que é responsabilidade de um terceiro. Muitas vezes temos isso tão claro que acabamos achando desnecessário dizer o que esperamos, pois para nós “é óbvio”.

 

Porém, algo ser óbvio para você não significa que é óbvio para todos. Talvez seja algo muito claro para você devido a sua experiência, sua posição, devido ao ponto no qual você está para enxergar determinada situação.

Verbalize aquilo que espera.

Lembre-se de combinar expectativas de prazo, de qualidade, de quantidade e tudo o mais que puder.

Para fechar, a 3ª razão que quero destacar para que você converse sobre performance com sua equipe é de que o feedback pode ser uma importantíssima ferramenta para levar a sua empresa a resultados cada vez maiores. Utilize o feedback como algo bom para os seus colaboradores, reconhecendo aquilo de positivo que eles estão atingindo, indicando melhores caminhos e alternativas para aquilo que ainda precisam desenvolver e deixando claro o que você espera deles.

 

Pode acreditar, ao falar sobre performance dentro da sua empresa os resultados tendem a ser cada vez melhores.

 

Paulo Araneda – GUP! Desenvolvimento l gestão de performance sustentável