GUP! Desenvolvimento

7 PASSOS DO DISCURSO ALINHADO ENTRE SÓCIOS E COLABORADORES

A comunicação foi, é, e na minha opinião, sempre será a maior responsável pelo sucesso ou fracasso nas relações. Muitas vezes por acreditarmos que algo é óbvio e não precisa ser dito, mal-entendidos acontecem e as situações podem sair do controle.

 

Dedicar o seu tempo e escuta para o outro pode mudar a vida de alguém e principalmente a sua própria vida. Uma das coisas que mais gosto ao trabalhar com desenvolvimento de pessoas é conhecer e aprender com as vivências dos outros. São tantas experiências, tantas coisas boas e não tão boas assim… que o crescimento é certo! Mas nem sempre eu fui assim… antes, quando alguém começava a falar de alguma coisa que não era do meu interesse, o meu “modo stand by” ligava automaticamente e eu ficava agoniada… treinos, treinos e mais treinos.

 

No dia-a-dia da empresa, muitas vezes as informações não são claras e/ou o que é dito é diferente do que é praticado. Então elencamos alguns passos para ajudá-lo a melhorar o alinhamento entre todos da empresa, aumentando as performances dos envolvidos:

 

  1. Tenha clareza do que é importante para a empresa. Aonde ela deseja chegar. Mais do que um discurso bonito, dedique-se a entender esse tema de forma mais profunda e genuína;

 

  1. Saiba o que é importante no trabalho pra você! Talvez seja ser desafiado constantemente, ou ter uma maior estabilidade financeira ou até mesmo ser reconhecido como especialista em determinado assunto. Isso afeta as suas decisões e é importante que você saiba (acesse o link: https://www.roberthalf.com.br/blog/carreira/teste-ancoras-de-carreira e responda o teste Âncoras de Carreiras ????)

 

  1. Compartilhe oportunidades de autoconhecimento com as pessoas ao seu redor. Quanto mais as pessoas conhecem a si próprias, melhor é a qualidade dos seus relacionamentos;

 

  1. Realize reuniões periódicas com todos da sua equipe para transmitir os últimos acontecimentos da empresa, avanços nos projetos, desafios e próximos passos. Pode ser breve, 30 – 45 minutos no máximo. Existem reuniões chamadas “Stand Up Meeting” onde todos ficam em pé para evitar que as reuniões se alonguem…

 

  1. Ao delegar atividades, deixe claro quem é a pessoa responsável (apenas UMA pessoa responsável), para quando a tarefa deve ser entregue e o como você espera que seja entregue;

 

  1. Escute de verdade as pessoas e esteja aberto a considerar o que elas te dizem;

 

  1. Dedique ao menos 01 hora por mês com cada colaborador para tomarem um café juntos e conversarem sobre como está o dia-a-dia, quais os planos para o futuro, compartilhar assuntos relevantes.

 

Esses são apenas 07 passos de um vasto leque de possibilidades. O mais importante é que você entenda o impacto de ter a clareza da essência da empresa, investir em autoconhecimento e dedicar tempo de qualidade para compartilhar essas informações com as pessoas.

 

Gostou? Comente, compartilhe, complemente. Vamos juntos melhorar as relações das pessoas, tornando os ambientes mais produtivos, felizes e equilibrados. TODO MUNDO GANHA!

Carol Freitas – GUP! Desenvolvimento