GUP! Desenvolvimento

COMO EQUILIBRAR AS DEMANDAS DAS EMPRESAS E COLABORADORES

Quando você pensa na palavra “empresa”, qual imagem vem na sua mente? Há pessoas que imaginam um grande prédio corporativo, todo espelhado. Outras pessoas imaginam escritórios com mesas e computadores. O que a maioria das pessoas tem em comum é a imaginação de um lugar físico, com ou sem pessoas.

 

Esse momento de isolamento social nos ajuda na compreensão de que não é necessário um escritório físico para constituir uma empresa, afinal as pessoas estão trabalhando das suas casas mas as empresas ainda existem, certo? Isso fortalece a nossa definição de que uma empresa “é a união de pessoas que juntas buscam um objetivo em comum”, apesar dos interesses dessas pessoas serem diferentes entre si.

 

Existem os fundadores, acionistas, executivos, média liderança e colaboradores no geral. Dentro desses grupos também há pessoas em início de carreira e outras prestes a se aposentarem. Há quem deseja passar anos com aquele grupo e outros que estão apenas de passagem.

 

Ainda assim os estudos apontam sobre a importância de estar em um ambiente profissional que você goste, possa ser você mesmo, confie na gestão, seja recompensado pelas suas contribuições e buscar o equilíbrio entre as expectativas da alta direção com os demais colaboradores é um desafio muito importante.

 

Um dos principais caminhos para esse equilíbrio é a comunicação: a alta direção precisa disseminar para todos o porque a empresa existe, quais problemas ela pretende resolver, quais são as atitudes e comportamentos que todos devem compartilhar no dia-a-dia e principalmente em situações de adversidade, quais são as ações concretas esperadas para os próximos 5 anos, 3 anos, 01 ano… para que os colaboradores possam entender e decidir se estão coerentes ou não com as suas expectativas pessoais.

 

Os colaboradores, por sua vez, precisam compartilhar com a empresa quais são os seus pontos mais fortes, quais são os seus anseios profissionais ou até mesmo pessoais para que juntos, criando uma relação transparente e de confiança, os próximos passos possam ser dados de forma que atenda todos os envolvidos.

 

Se a alta direção não é transparente e sua gestão não é vista como confiável – um dos principais pontos para uma alta satisfação no trabalho – os colaboradores também não serão sinceros, apenas dizendo o que acreditam ser o “melhor a ser dito”. É uma via de mão dupla.

 

Na GUP! somos especializados em gestão de performance sustentável, ou seja, apoiamos empresas e seus colaboradores a terem comunicações mais claras e efetivas para que todos possam ser mais felizes e alcançarem melhores resultados, no curto e no longo prazo.

 

Passamos a maior parte do tempo trabalhando e todos os envolvidos podem ter atitudes melhores que colaborem para esse maior equilíbrio. Todo mundo ganha!

 

Carol Freitas – GUP! Desenvolvimento l gestão de performance sustentável