GUP! Desenvolvimento

03 CUIDADOS ESSENCIAIS COM A SAÚDE AO TRABALHAR DE CASA

Nunca se observou tantas pessoas no mundo trabalhando das suas próprias casas e há quem acredite que essa tendência veio para ficar.

 

Muitas empresas e colaboradores estão tendo a oportunidade de vivenciar essa prática e tirar as suas próprias conclusões se ela é positiva ou não, mas os benefícios são inegáveis como: poder dormir até mais tarde, evitar o trânsito e/ou o transporte público – e o seu consequente estresse – estar mais próximo da família, ter mais foco no trabalho devido a ausência de interrupções, melhoria na performance, mais tempo para atividades físicas, enfim, são benefícios que trazem ganhos a todos os envolvidos.

 

Mas como nem tudo são flores, há cuidados com a saúde que devem ser tomados para que a balança ainda seja mais positiva do que o contrário. Destacamos nesse artigo 03 cuidados para uma experiência plena ao trabalhar de casa:

 

1) Ergonomia: você já notou que a maioria das empresas possuem cadeiras confortáveis com encosto para os braços e regulagem de altura? Há também a preocupação em manter a tela do notebook na altura dos olhos para uma posição mais adequada? Tudo isso acontece para evitar doenças ocupacionais e garantir o bem estar do colaborador.

Esse cuidado também é importante para quem trabalha de casa e você deve ficar atento a sua postura e possíveis dores na coluna e pernas que começam a surgir.

 

2) Alongamento: ainda sobre o tema de ficar sentado o dia todo – e os seus malefícios – é aconselhável levantar-se periodicamente para alongamento do corpo, além de fazer exercícios específicos ao menos duas vezes ao dia.

 

3) Saúde emocional: algo que acontece com frequência é as pessoas aproveitarem os tempos economizados no deslocamento casa X trabalho x casa para trabalhar e quando percebem estão todos os dias trabalhando por 12 – 14 horas, sem as devidas pausas para alimentação e descanso. O risco de esgotamento emocional, também conhecido como Síndrome de Burnout é grande e as consequências são bastante sérias.

Ter um planejamento diário e disciplina para seguir são importantes aliados nesse cuidado com a sua saúde emocional.

 

Somos um ser integral, ou seja, a união de corpo, mente e alma. O equilíbrio desses fatores traz consequências valiosas para a sua vida profissional e pessoal.

 

 

GUP! Desenvolvimento – gestão de performance sustentável