GUP! Desenvolvimento

SE VOCÊ NÃO SABE ONDE A SUA EMPRESA QUER IR, QUALQUER CAMINHO SERVE

Baseado na obra de Lewis Carroll “Alice no País das Maravilhas”, o título do nosso artigo demonstra um problema que muitas empresas enfrentam: a falta de clareza de onde querem chegar. Se na vida isso pode ser um problema, nas empresas é um erro grave que pode fazer com que muitas vão a falência.

 

Com a clareza de onde a empresa deve chegar é possível estabelecer um dos nossos pilares muito poderoso na gestão de performance: a gestão de metas para que todos os colaboradores, desde a diretoria até o operacional, saibam o que, como, quando e com quem as ações deverão ser realizadas.

 

Com metas claras e específicas (utilizando a metodologia SMART) os líderes são capazes de amadurecer substancialmente a gestão do negócio ao:

– analisarem os avanços realizados e celebrarem com os times, aumentando a autoconfiança de todos – inclusive deles mesmos – para os novos desafios;

– perceberem que alguns direcionamentos não fazem mais sentido e precisam mudar a rota do navio;

– identificarem os colaboradores que estão com muita facilidade para cumprir esses objetivos e que possivelmente podem ser mais desafiados (ou promovidos) e também aqueles que estão com mais dificuldades e precisam de mais apoio ou até mesmo mudar de função.

 

Quando todos colaboradores sabem o caminho que deve ser percorrido e como devem atuar, a trajetória é realizada com maior rapidez e efetividade. Todo mundo ganha!

 

Paulo Araneda – GUP! Desenvolvimento l gestão de performance sustentável