GUP! Desenvolvimento

O MILAGRE DA ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS

Uma das principais queixas que ouvimos de diretores e demais colaboradores é de que a empresa não possui processos organizados com a expectativa de que após essa estruturação das atividades, a operação fluirá como um belo rio sem obstáculos. Mas será que só isso é suficiente?

Quanto mais as atividades são padronizadas nas empresas, desde uma empresa de aviação em que o processo de voo é mapeado nos mínimos detalhes até uma agência de publicidade que não precisa ter a necessidade de inventar uma nova planilha de precificação para cada projeto, maior eficiência e produtividade as equipes alcançam.

Em todas as situações, são pessoas que operacionalizam esses processos, com maior ou menor intensidade. Já imaginou se ninguém acompanha se o trabalho está sendo feito ou não? Se não existem pessoas atentas para adaptar e melhorar os processos continuamente? E se os colaboradores não sabem executar aquela atividade ou estão desmotivados?

Processos e gestão precisam caminhar de mãos dadas. Não adianta uma equipe altamente engajada se cada colaborador faz o trabalho de um jeito e gasta tempo com atividades que não deveriam. Mas também não adianta ter um flipchart lindo com várias caixinhas do processo de não há um acompanhamento.

Então seja você líder ou não, é importante ter a clareza de que o mapeamento dos processos por si só não fará com que as atividades sejam realizadas. Invista também na gestão para que todos tenham a melhor experiência e resultados possíveis.

GUP! Desenvolvimento l gestão de performance sustentável