Gerente de RH: Na minha empresa nos preocupamos bastante com as pessoas e inclusive aplicamos a pesquisa de clima todos os anos!
Consultor: Muito bom! Com base na pesquisa de clima, quais ações vocês realizaram nos últimos meses para melhorar a satisfação e performance da equipe?
Gerente de RH: Bem…, aplicamos a pesquisa porque é uma exigência da ISO. Os resultados não nos ajudam muito. É confuso.
Consultor: E vocês compartilham com os colaboradores os resultados da pesquisa de clima, até para construírem novas ações?
Gerente de RH: Na verdade não. Inclusive cada ano menos pessoas participam… será que é por isso?
Esse é um diálogo comum com empresários ou profissionais de RH que acreditam que apenas coletar dados dos colaboradores com a pesquisa de clima, avaliação de desempenho ou mapeamento de perfis comportamentais, por exemplo, significa que a empresa se preocupa com as pessoas.
Destacamos nesse artigo algumas análises que podem ser realizadas com a Pesquisa de Clima Organizacional e que transformará uma simples coleta de dados em uma ferramenta poderosa de aumento de performance das equipes:
- Qual a taxa de respostas e que isso significa para a empresa?
- Qual a média geral e como ela se compara a empresas com alta performance?
- A média é similar nos diferentes departamentos e unidades ou existem resultados diferentes entre eles? O que isso significa?
- Quais são as questões com maior avaliação e demonstram ser fortalezas?
- Quais são as questões com pior avaliação e quais ações devem ser realizadas para aprimorar os pontos abordados?
- Há diferenças de avaliação em diferentes perfis de colaboradores (ex.: faixa etária, gênero, nível hierárquico etc)? Se sim, o que isso significa?
Importante ressaltar que tão importante quanto coletar dados é saber as perguntas que devem ser feitas, pensando sempre: o que exatamente eu quero saber e quais ações eu pretendo realizar com base nessas respostas? Essas reflexões ajudam bastante na definição de perguntas poderosas e efetivas.
Na GUP! utilizamos a pesquisa de clima organizacional com uma das ferramentas no diagnóstico de gestão de pessoas das empresas e se precisar de apoio, pode contar com a gente.
GUP! Desenvolvimento | gestão de performance sustentável