GUP! Desenvolvimento

IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Você já ouviu falar que colaboradores felizes possuem performances superiores aos demais?

 

Se você nos acompanha há um tempo já ouviu essa frase diversas vezes. Nesse artigo trazemos um novo dado: de acordo com estudo realizado pela Universidade da Califórnia, trabalhadores felizes são 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% mais do que o restante. Números animadores, certo?

 

Por ser algo subjetivo e abstrato, é importante implementar uma ferramenta que busque de forma sistemática aferir o nível de satisfação dos colaboradores, fator totalmente conectado a felicidade no trabalho.

 

Essa ferramenta é a pesquisa de clima organizacional que identifica a percepção dos colaboradores sobre diversos aspectos da organização, como por exemplo: credibilidade, trabalho em equipe, remuneração, respeito e imparcialidade, orgulho da empresa, liderança, dentre outros.

 

Aplicada geralmente uma vez ao ano, essa pesquisa “tira uma fotografia” de como estão as percepções dos colaboradores naquele momento e fornece dados para implementação de um plano de ação efetivo de melhoria dos resultados.

 

Quando as pessoas são mais felizes no trabalho, ou seja, identificam-se com o propósito da empresa, gostam do que fazem e confiam na gestão, todo mundo ganha!

 

Um dos fatores chaves para a participação e sinceridade dos respondentes é a confidencialidade, ou seja, a pesquisa de clima organizacional deve ser aplicada de forma que nenhum respondente possa ser identificado, afinal o objetivo é entender a percepção do grupo e não de cada colaborador de forma individual.

 

Infelizmente existem empresas que encontram formas de identificar os respondentes e posteriormente tomam medidas equivocadas porque ficaram com raiva dos resultados, como demissões, por exemplo, demonstrando uma grande imaturidade da gestão.

 

Esse é um dos motivos que a pesquisa de clima organizacional ainda que possa ser realizada pela área de RH, frequentemente é contratada por uma consultoria externa para garantir o tratamento profissional e imparcial das respostas.

 

Outro ponto muito importante nas pesquisas de clima realizadas pela GUP! é a avaliação do e-NPS, ou seja, identificar se os colaboradores são promotores, neutros ou detratores da empresa, pois nesse último caso é possível que os trabalhadores estejam prejudicando a imagem da empresa no dia a dia de formas que seus gestores não conseguem identificar. Um bom diagnóstico proporciona rápidas e efetivas medidas corretivas.

 

Você concorda que é importante proporcionar um ambiente de trabalho saudável e produtivo para sua equipe, mas ainda não consegue gerenciar esse tema com dados concretos, tomando decisões apenas baseadas no feeling? Entre em contato conosco que teremos um grande prazer de realizar esse mapeamento e apontar os próximos passos.

 

Carol Freitas – GUP! Desenvolvimento l gestão de performance sustentável